[ editar artigo]

Consigo aparecer no topo do google sem produzir conteúdo?

Consigo aparecer no topo do google sem produzir conteúdo?

Antes de explicar como, é importante que você entenda de forma simplificada a seguinte questão:

O Google Ads (plataforma para compra de palavras-chave), continua sendo a principal fonte de receita do Google.

Ok Guilherme, e o que isso quer dizer? O "carro-chefe" de qualquer negócio é geralmente o que recebe a maior atenção, certo? Pois bem, por conta disso, o Google está sempre otimizando a ferramenta e tornando-a cada dia mais eficaz aos anunciantes.

Entre as modificações que mais me chamam atenção, destaco o fato dos anúncios estarem cada dia mais discretos (ver print abaixo). Como comparativo, antigamente eles não tinham este branco de fundo na palavra anúncio, e também recebiam uma cor diferente para destacar o box.

As estatísticas de cliques nos anúncios x posições orgânicas (os 10 sites/links que não pagam para aparecer na 1ª página), era de que apenas 7% das pessoas clicavam nos anúncios contra 93% nos orgânicos.

Confesso que não encontrei uma fonte segura e atualizada para compartilhar a atualização dessa estatística de 7%, no entanto, posso garantir pra você que além do fato deste número ter aumentado expressivamente com as melhorias do Google, diversos anunciantes literalmente nadam de "braçada" por saberem criar anúncios que chamam a atenção e entregam assuntos que correspondem a pesquisa dos usuários (diga-se de passagem, um dos pontos cruciais em suas ações de marketing jurídico).

Tenha em mente que se você inserir uma chamada no anúncio que não corresponda com a expectativa do usuário ao acessar a página, além de uma redução na qualidade do seu anúncio pelo Google (influenciando na exibição e no valor que será cobrado), sua taxa de conversão em contatos efetivos certamente não justificará o investimento.

Mas afinal, como aparecer no topo sem esperar o resultado orgânico?

A chamada "sem produzir conteúdo" guarda relação com a questão orgânica, ou seja, para aparecer nas primeiras posições sem pagar ao Google, você teria que investir um bom tempo na produção de conteúdos sobre o assunto e nas diversas otimizações do seu site e outras ações chamadas "técnicas de SEO" (+ de 200 fatores), que geralmente levam meses ou até anos para surtirem efeito (a depender da competição pelos termos que você gostaria de aparecer).

O tempo para aparecer pode comprometer o "timing ideal" e, talvez na hora que você conseguir emplacar organicamente, já não fará mais sentido para o seu escritório. Veja este exemplo utilizando como referência um assunto em alta - tratamento de dados:


Observe que o escritório Machado Mayer aparece em uma posição orgânica, ou seja, quando não há remuneração ao Google. A estratégia que recomendamos é para viabilizar que o seu escritório apareça como opção para pessoas que estão procurando informações sobre o tema a partir da compra de palavras no Ads, porém, de forma que não se caracterize como "comercial", exemplo:

 

Obviamente é importante que você conduza o usuário para uma página em que o conteúdo guarde relação com o título e também com os tópicos abordados nos demais escritórios que aparecem na primeira página (incluindo o Machado Meyer). Isso não apenas ajudará em uma eventual conversão em contato mas, principalmente, irá fortalecer a marca do seu escritório relacionado ao assunto.

Agora, pare por um instante e pense: quantos assuntos como este estão sendo pesquisados neste momento e que seriam interessante o seu escritório aparecer? Segundo o Google, são mais de 5 bilhões de buscas diárias.

Perceba que no anúncio de exemplo eu não mencionei palavras que caracterizam em nenhum momento uma relação comercial, ou seja, não recomendo:

Nome do seu escritório no anúncio;
Utilização das palavras advogado ou escritório; 
Chamadas para reunião ou agendamento;
Qualquer outra menção que não esteja focada em entregar informação relevante ao usuário. 


Observe este case do nosso cliente de Brasília Dr. Vinícius Tersi - Advogado Tributarista com ênfase em PF Internacional. O público dele é do tipo que consome conteúdos de valor antes de estabelecer o contato, justamente por isso levamos o usuário para um conteúdo impactante através de um "anúncio" descaracterizando a finalidade comercial, ou seja, o resultado acaba ocorrendo por consequência:


Neste caso, declaração de saída definitiva é apenas uma das inúmeras palavras que remetem as dores foco do público alvo do Dr. Vinícius Tersi.

No vídeo, exemplifico com mais propriedade os benefícios desta forma de divulgação e fortalecimento de branding para todos os portes de escritório:
 

Na 3MIND temos uma equipe de Gerente de Mídias especialistas em Google e Copywriting, são eles os responsáveis pelo mapeamento e criação destas ações inteligentes que conectam o público-alvo com os respectivos escritórios.

Deixe o seu comentário ou entre em contato enviando suas dúvidas sobre esta prática, terei o maior prazer em orientá-lo.

Abs.

Guilherme Barbosa
Especialista em Marketing Jurídico

3MIND Marketing Jurídico
Guilherme Barbosa
Guilherme Barbosa Seguir

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

Ler matéria completa
Indicados para você