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Como captar clientes na advocacia previdenciária

Como captar clientes na advocacia previdenciária

Desde que o projeto de Reforma da Previdência foi apresentado, em fevereiro deste ano, gerando toda a discussão em torno de sua aprovação, muitas pessoas em idade para dar entrada no pedido de aposentadoria começaram a buscar informações sobre as vantagens e desvantagens de se aposentar na situação atual ou nos possíveis cenários futuros.

Fato é que a procura por advogado especializado em Direito Previdenciário se tornou muito grande nos últimos meses. Ao tempo em que o número de clientes em potencial cresceu exponencialmente em 2019, os profissionais da área jurídica precisam “filtrar” as boas oportunidades de captar clientes em meio ao mar de pessoas interessadas apenas em tirar dúvidas sobre a Previdência.

Você, advogado da área previdenciária, vai descobrir ao longo deste texto como usar o marketing jurídico para captar clientes neste nicho aquecido do mercado jurídico.

Vamos destrinchar as principais dúvidas e problemas deste público-alvo que, você, advogado, poderá abordar em suas ações de marketing jurídico, sem desrespeitar as normas do código de ética da OAB.
 

Afinal, como prospectar clientes na internet?

Produzir conteúdo sobre assuntos da área de especialidade é a prática mais comum para o advogado conquistar um patamar de autoridade na Internet. Algumas ferramentas (listamos um pouco mais abaixo) ajudam a saber sobre quais conteúdos produzir.

Porém, apesar do tema previdência/aposentadoria estar em alta este ano (conforme demonstra a ferramenta Google Trends), nem todos os usuários estão interessados em contratar um advogado ou sequer sabem se precisam ou não de um advogado.

Legal, e o que isso quer dizer? Antes de "sair falando sobre tudo", procure assuntos que você possa entregar informação relevante aos seus clientes, e que também agucem de alguma forma o desejo deles em procurá-lo.

É justamente no momento em que eles desejam mais informações sobre um assunto específico no direito previdenciário que você terá a oportunidade de oferecer os seus serviços.
 

 

Quer dicas sobre o que escrever para atrair clientes?

Algumas das principais perguntas feitas ao Google por usuários no Brasil e filtradas por outra ferramenta, o Answer the Public, demonstram que há uma boa quantidade de pessoas que querem apenas obter respostas para dúvidas sobre quais podem ser as mudanças nas regras atuais da Previdência.

Recomendamos também outras ferramentas de análise de dados que também ajudam a descobrir as buscas mais relevantes na web sobre sobre advocacia previdenciária: Ubersuggest, Keyword Planner (da Google) e SEMRush Keyword Magic Tool.

Além disso, há ferramentas que revelam informações úteis para descobrir quais temas estão gerando maior engajamento dos usuários dentro das redes sociais:

  • O Instagram fornece métricas dentro do próprio aplicativo sobre as hashtags mais utilizadas;

  • O Twitter Analytics e os Trending Topics do Twitter demonstram algumas das principais interações da plataforma;

  • Já o BuzzSumo é uma ferramenta que ajuda a descobrir o engajamento dos usuários do Facebook em relação a alguma palavra-chave.

Consciente de que conquistar autoridade na Internet pode ser o principal diferencial do escritório jurídico, o advogado já tem todo um leque de informações úteis para oferecer conteúdo de valor em forma de respostas para essas dúvidas mais comuns.

Não custa lembrar: é fundamental escrever (ou gravar vídeos/áudios) em linguagem simples, sem “juridiquês”, para que qualquer usuário seja capaz de entender o conteúdo.

Outro detalhe que impacta diretamente no resultado dessa construção de autoridade do advogado, é possuir um site desenvolvido para a captação de clientes e redes sociais amigáveis, preparadas para atender adequadamente o público. Observe estes exemplos práticos dos melhores sites Previdenciários do país, clique aqui.

Agora que o advogado já navegou por algumas ferramentas, coletou dados e palavras-chave, precisa planejar o conteúdo a ser desenvolvido para atingir o público certo. Criar um planejamento de curto e médio prazo, fazer testes e gerar engajamento do público são algumas das necessidades básicas para atingir o objetivo.

 

Site e redes sociais são ‘ponte’ para conquistar clientes

A Internet é um facilitador para “quebrar o gelo” na relação com clientes que evitam ou temem fazer contato com advogados (e até mesmo entrar em um escritório de advocacia), por acreditarem que uma simples pergunta pode gerar algum tipo de cobrança financeira.

Ao abordar problemas genéricos que as pessoas costumam ter sobre aposentadoria e responder abertamente questionamentos do público-alvo, o advogado demonstra autoridade sobre a matéria previdenciária e, por consequência, cria uma aproximação com novos clientes que sentem confiança e quebram a barreira do primeiro contato.

Com site e redes sociais adequadas, ele se torna uma ponte de fácil acesso para os “clientes ruins” (ou seja, aqueles que não estão interessados, de imediato, em um advogado), ao mesmo tempo em que se coloca à disposição daqueles que realmente estão enfrentando um problema e precisam de auxílio jurídico.

Para atrair clientes com o perfil desejado, é necessário, antes de tudo, compreender quem é e onde está o seu cliente. As ferramentas de marketing e os profissionais especializados ajudam a identificar onde estão os usuários, o que procuram e sobre que assuntos têm interesse, mas o advogado é quem trabalha diretamente com a atividade-fim e sabe exatamente qual é o seu público-alvo.

Coletar dados é um dos meios para este fim. Na 3MIND, utilizamos um sistema de indicadores denominado KPI (“Key Performance Indicator”, ou Indicadores-chave de Desempenho), compartilhado entre os gerentes da conta e os advogados do escritório.  

A partir do preenchimento das respostas na planilha, é possível à equipe de marketing e ao jurista identificarem em conjunto quais ações estão gerando contatos “ruins” e contatos “bons” - o que chamamos no marketing de “leads qualificados”.

Gerar mais contatos qualificados significa que as ações desenvolvidas conseguiram prospectar clientes dentro do perfil desejado pelo escritório de advocacia.

No decorrer das ações, você perceberá que nem sempre é o tema com maior volume de buscas que necessariamente converte em mais contratos: quantidade não significa qualidade quando se trata de marketing jurídico, principalmente na área previdenciária.

Muitas vezes, a pessoa está interessada em sanar dúvidas, mas não necessariamente com a intenção de contratar um bom advogado para ajudá-la, ou seja, você precisará convencê-la, meu amigo!

É neste ponto de convergência e diálogo, a partir da combinação da atuação “advogado + marketing jurídico”, que os melhores resultados podem ser obtidos para prospecção de clientes previdenciários.

Nós da 3MIND, somos especialistas em executar ações de Marketing Jurídico com foco em prospecção de clientes e atendemos escritórios em todo Brasil. Conheça alguns dos nossos cases de sucesso e visualize na prática como fazemos.

Dúvidas? Deixe um comentário ou fale conosco pelo WhatsApp.

3MIND Marketing Jurídico
Taiguara Rangel
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Jornalista com 10 anos de experiência em afiliadas da Rede Globo, sendo 4 anos como supervisor e editor-chefe no Portal G1 e gestão de redes sociais nas TVs Asa Branca, Cabo Branco e Paraíba. Fã de SEO, marketing digital, cinema, violão e futebol.

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